A prática de atividade física no tempo de lazer aumentou 24,1% nos últimos oito anos. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, do Ministério da Saúde. De acordo com a pesquisa, os locais que tiveram maior aumento entre homens que praticam atividade física no tempo livre (equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana) foram Macapá (57,1%), São Luís (54,1%) e Distrito Federal (53,8%). Entre as mulheres, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (45,9%), Palmas (41,9%) e Curitiba (37,7%). A escolha da atividade física é uma questão bem pessoal e não existe um tipo de atividade física ideal. As preferências de cada indivíduo são fundamentais para a adesão e a continuidade da prática esportiva, por isso, cada pessoa deve escolher o exercício de sua preferência para que haja motivação. Às vezes, pode acontecer da pessoa não se adaptar na primeira escolha, mas é importante não desistir de praticar atividade física e experimentar outras modalidades, até encontrar o que é mais prazeroso. Outro fator importante é consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.      Sabendo disso, selecionamos 5 dicas para te motivar a não desistir. 1. Mantenha a hidratação Consuma no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico; 2. Proteja-se do sol Evite a radiação solar e faça a prática nos horários adequados para não ter desidratação ou até mesmo câncer de pele. Faça uso de protetor solar mesmo se o dia estiver nublado, viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UV e bonés; 3. Vista-se adequadamente Cada modalidade esportiva requer uma roupa especial e a vestimenta inadequada pode provocar desconforto como movimentos incorretos durante a atividade, má postura e dores; 4. Alongue-se É importante fazer alongamento antes da atividade para preparar o corpo para o exercício, e depois, para eliminar a tensão gerado pelo esforço muscular; 5. Não se automedique Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico.   Fonte: Ministério da Saúde Fotos: Reprodução]]>