A junção da ciência e inovação é um dos pilares fundamentais na história do Laboratório Clila. E dessa vez a equipe científica do Clila ganhou um reforço de peso em nível internacional. Natural do Benin, África, a bióloga Corynne Adanho é a nova integrante do Laboratório Clila.

 

Com 15 anos de carreira, Corynne possui doutorado em biologia molecular pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Na University Abomey Calavi (África), concluiu o mestrado em biologia e bioquímica molecular, além da graduação em Biologia, Química e Geologia. Morando no Brasil desde 2014, teve atuação marcante em projetos de pesquisas científicas na Fiocruz e na UFBA.

 

Além de todo esse expertise, Corynne é poliglota e fala fluentemente o inglês, o francês, o português e o fongbe, língua de origem nígero-congolesa praticada na África por aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Com ação pioneira nas relações internacionais, a chegada da Corynne antecipa o planejamento estratégico do Clila para 2021, que prevê o investimento significativo na capacitação técnica da equipe para o acompanhamento das novas metodologias de pesquisa e estudos laboratoriais em nível mundial.

 

Além da recente contratação, a aquisição e implementação dos novos equipamentos fazem do Clila um dos laboratórios mais modernos da Bahia. Tudo isso se traduz em benefícios para o tratamento da saúde, com o processamento dos exames em alta performance e resultados ainda mais precisos.

 

África a Brasil

O Brasil e o continente africano possuem laços históricos e muitas características em comum, dentre eles os aspectos naturais, étnicos e principalmente, a forte influência cultural. Saltando o longínquo período da colonização, a relação com o povo africano se torna ainda mais forte na Bahia durante o descobrimento do Brasil e também na fundação de Salvador, em 1549. Tanto que a nossa capital recebeu a alcunha de ‘Roma Negra’, reforçando ainda mais a identidade com o país do velho continente.

Bem vinda, Corynne! A sua alegria é intrínseca ao estado de espírito da nossa gente. De braços aberto, recebemos você como integrante da nossa família.