As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti precisam ser recorrentes. A dengue, zika e chikungunha são transmitidas pelo mosquito e atualmente os casos ocorrem durante todo o ano, não em período sazonal. Por isso, é necessário que todos conheçam as formas de prevenção para erradicar a proliferação do mosquito.
Os cuidados não devem ser apenas em seu domicílio, mas em qualquer ambiente que possa ter caixas d’água destampada, piscinas que não passam por manutenção e estão sem cobertura, objetos que acumulem água e até mesmo em vasilhas de água dos animais de estimação, pois são nesses ambientes que os ovos são depositados.
O Laboratório Clila reitera a atenção das mulheres grávidas, pois a picada do mosquito pode acometer graves consequências se o caso da dengue evoluir para a forma hemorrágica. Como consequência, o número de plaquetas da gestante diminui, e os riscos de hemorragia aumentam. Esse quadro estimula deslocamentos placentários e hemorragias que, se não controlados, podem levar à interrupção da gravidez.
De acordo com a Secretaria de saúde do Estado da Bahia (Sesab) em novembro de 2022 foram mais de 34 mil casos prováveis de dengue. O Laboratório Clila atua na luta da erradicação do mosquito como a melhor prevenção contra a dengue, zika e chikungunha.
Fonte: Adaptado do Portal Fiocruz